LIDERA Gestão

Gestão estratégica: o alinhamento necessário

Garantindo a sinergia organizacional focada em resultados

A gestão estratégica garante às organizações o alinhamento necessário às iniciativas e esforços organizacionais, solucionando muitos problemas vivenciados no dia-a-dia, como a alocação de tempo e recursos em projetos que depois são abandonados ou interrompidos sem motivo aparente; ou ainda o conflito permanente entre gerências e investimentos que parecem não contribuir para alavancar os resultados da organização.

A ausência de gestão estratégica, com diretrizes e de ferramentas adequadas para seu acompanhamento, leva as organizações a desperdiçarem recursos financeiros, humanos e materiais em iniciativas que não proporcionam à empresa resultados consistentes. Sem diretrizes corporativas, executivos buscarão a otimização de suas áreas, o que não necessariamente leva à otimização dos resultados da organização: como um organismo vivo, as áreas devem atuar em sintonia para que a organização seja saudável e resultados sejam atingidos.

Os exemplos são muitos: expedir pedidos economicamente inviáveis pode ser bom para as metas comerciais, mas pode onerar os custos das operações logísticas, impactando o bottom line da empresa. Ou ainda a programação da produção visando a redução dos tempos de parada de máquina para set up sem considerar o planejamento comercial, gerando estoques desnecessários e que ocuparão espaço de armazenagem e recursos parados, comprometendo o capital de giro.

A gestão estratégica (planejamento+coordenação+execução) proporciona às organizações uma atuação direcionada a resultados. O planejamento estratégico permite que a organização defina seu posicionamento de mercado, e quais os fatores críticos de sucesso para atingi-lo ou mantê-lo. A coordenação e execução proporcionarão, por sua vez, o ferramental necessário para alinhar os esforços da organização direcionados pela estratégia definida, alocando os recursos necessários e garantindo o acompanhamento de resultados e a correção de rumos.

Há algumas abordagens para a gestão estratégica, como o Balanced Scorecard e o Gerenciamento pelas Diretrizes, que irão definir o posicionamento e estabelecer como a organização irá estruturar-se para alcançá-lo.

A L!DERA possui o expertise necessário para apoiar sua organização na implementação e execução da gestão estratégica, garantindo o alinhamento dos recursos e o alcance de resultados. Entre em contato já para conhecer um pouco mais sobre a gestão estratégica e como podemos ajudá-lo.