LIDERA Gestão

Gestão orçamentária: executando o orçamento

Falamos em outros textos sobre a importância da gestão orçamentária como ferramenta para apoiar a efetiva alocação e gestão dos recursos da organização. Aliada ao planejamento estratégico, a gestão orçamentária possibilita a alocação dos recursos financeiros de acordo com as prioridades estratégicas da organização, tenha ela um porte pequeno, médio ou grande.

A gestão orçamentária contempla três etapas distintas: planejamento, execução e monitoramento, cada uma com características e técnicas específicas. Abordamos em outro texto a técnica de parametrização do orçamento, a qual possibilita o alinhamento do orçamento à operação, buscando uma maior eficiência da mesma! Vale a pena a leitura!

E a execução? Por que mesmo a execução é importante? Se está tudo planejado e cada um sabe o que fazer, a execução não é algo que ocorre de forma quase intuitiva? Por que a execução precisa ser algo pensado e estruturado para que ocorra conforme planejado?

Na rotina do dia-a-dia, nossos processos têm variabilidade. A variabilidade faz parte da vida, e as organizações não têm como escapar dessa variabilidade em seus processos. Devem atuar constantemente para reduzir a variabilidade, num esforço de melhoria contínua. Além da variabilidade, resultante de causas comuns e especiais, novas condições de mercado, não previstas e, portanto, não planejadas, podem ocorrer. Tudo isso com impacto em receitas, despesas, custos, investimentos.

Algumas técnicas facilitam a execução orçamentária, e devem ser pensadas já durante o planejamento orçamentário. Outras devem fazer parte dos processos da organização, possibilitando que a execução orçamentária ocorra conforme planejado.

 

 

 

 

 

Esses cuidados facilitarão muito a execução orçamentária!

 
A L!DERA Gestão pode auxiliá-lo na implementação da gestão orçamentária. Entre em contato conosco já!